Nossos serviços

• Internações Voluntárias

Fundamental para pacientes que reconhecem o problema e buscam ajuda por livre e espontânea vontade. Nesses casos o paciente já tem a consciência de que precisa de tratamento e terá todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento físico mental e espiritual para que possa voltar a ser produtivo e aceito na sociedade.

• Internações Involuntárias

Essencial para o paciente que está no uso obsessivo e compulsivo colocando sua integridade física ou de terceiros em perigo, e em muitos casos a dos próprios familiares. Contamos com Centros especializados para casos dessa natureza e com um trabalho em conjunto com a família é iniciado todo o processo de documentação para a internação.

Importante saber:

É importante ressaltar que a internação involuntária para dependentes químicos é um procedimento legal. Porém, a família deve estar atenta aos procedimentos necessários e exigir da instituição que procura os documentos e registros que autorizam esta forma de internação:

• Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura; 
• Autorização da Vigilância Sanitária;
• Inspeção do Corpo de Bombeiros; 
• Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
• Autorização do Conselho Regional de Medicina do Estado.

Sem estes registros, bem como responsáveis técnicos – médicos psiquiatras e de clínica geral – não é possível, e muito menos seguro, realizar internações involuntárias.

• Remoção 24 horas

Nós do Grupo AFFECTION dispomos de Ambulância ou carro particular adaptado no intuito de prestar assistência e dar todo o suporte para remoções e resgates (voluntário e involuntários).

Equipe de profissionais qualificados, preparados para as mais diversas situações, garantindo a segurança e integridade do paciente.

Acreditamos que qualquer tratamento inicia-se no primeiro contato de nossos profissionais, portanto seguimos a metodologia de aproximação emotiva!

• Assessoria Jurídica

A Clinica Adequar disponibiliza aos seus pacientes e familiares um serviço completo de assessoria jurídica, através de profissionais especializados nos aspectos legais envolvidos na dependência química.

  • ✓ Assessoria no processo de internação junto às clínicas e convênios médicos (obtenção de liminares).
  • ✓ Acompanhamento legal nas áreas cíveis, criminais, trabalhistas ou administrativas, com atuação junto aos órgãos públicos ou privados (SERASA, DETRAN, RECEITA FEDERAL, INSS e SOCIEDADES EMPRESARIAIS).
  • ✓ Análises de contratos de Planos de Saúde em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), para atender necessidades urgentes em casos de internações em caráter emergencial para tratamento com prazos superiores ao estipulado em cláusulas contratuais (estabelecidos normalmente em 15 dias).
  • ✓ Acompanhamento junto ao Ministério Público para a obtenção de autorizações legais para tratamento involuntário (internações) de pessoas dependentes que corram sérios riscos ou tornam arriscada a vida de seus familiares, atendendo ao dispositivo da Lei 10.216/2001.

Com prévio agendamento, nossos consultores jurídicos poderão prestar outros esclarecimentos legais, que possam auxiliar tanto aos pacientes como seus familiares, tratando em cada área do direito dos aspectos pessoais e sociais que envolvam a legislação especial da Lei 11.343/2006, que dispõe sobre a prevenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, além de outros aspectos legais no Direito de Família e Sucessões, Tutelas e Curatelas, promovendo as medidas cautelares para a interdição judicial do doente incapacitado.